OS 7 PRINCIPAIS SINTOMAS DA ANSIEDADE.

A ansiedade tem muitos sintomas e pode variar de acordo com a intensidade que o indivíduo a sente. A sensação de ansiedade é muito similar ao medo, a diferença está no tempo em que ocorre. Enquanto o medo é uma sensação do perigo eminente, a ansiedade está ligada ao medo no futuro, de uma situação que ainda não ocorreu e talvez nem ocorra. Porém existem os sintomas mais evidentes e saber como eles nos afetam é o primeiro passo para iniciarmos nossa cura.

1º Mãos Trêmulas

Um dos principais sintomas é sentirmos nossas mãos tremendo. Isso acontece porque nossa mente entende que estamos em um momento de perigo e prepara nosso corpo para reagir e esse perigo. As glândulas suprarrenais começam a  secretar adrenalina, que é o hormônio relacionado ao esforço físico, e liberar em nossa corrente sanguínea. Acontece que quando liberada em excesso esse neurotransmissor causa sensação de tremedeira exatamente pela quantidade de energia despendida.

2º Aumento da Pressão Arterial

Com a quantidade de adrenalina sendo liberada no sangue, esse circula mais rápido para caso sejamos feridos a cicatrização ser maís fácil. O problema é que quando aumenta a circulação, aumenta também a pressão arterial, o que  em excesso gera problemas cardíacos.

3º Palpitações

Com o aumento da pressão arterial o nosso bombeador de sangue conhecido por coração, aumenta o ritmo e começamos a sentir palpitações. A adrenalina, que agora está em nossa corrente sanguínea, faz com que nosso corpo se prepare para fuga ou luta. O sistema digestório acaba se “desligando” para acumular energia para uma ação evasiva ou de combate. O excesso de sangue vai para o coração e esse tende a aumentar seu trabalho gerando palpitações.

4º Perda de Concentração

Em uma situação que seu cérebro reconheça perigo, a prioridade será a manutenção da vida. Toda sua atenção será voltada para o perigo em questão e enquanto esse não for resolvido você terá dificuldades para se concentrar em qualquer outra coisa. A questão aqui é saber o que te gera a ansiedade. Se não sabemos o motivo da ansiedade ficamos prestando atenção apenas no resultado, que são os efeitos físicos e não na causa, que são os pensamentos e emoções.  Enquanto não soubermos o que nos gera ansiedade seremos vítimas de nossos pensamentos e para nos concentrarmos em qualquer outra coisa será praticamente impossível.

5º Irritação

Quando o excesso de sangue chega em nosso cérebro pode gerar irritação. Temos que entender que nosso organismo está se preparando para enfrentar uma situação que ela acredita ser de stress. Por essa razão a irritação. Faz parte de nosso sistema para enfrentar os acontecimentos de perigo.

6º Dores de Cabeça

Com toda essa pressão é normal as dores de cabeça aparecerem por causa da dilatação dos vasos sanguíneos. O fluxo aumenta assim como o stress. As dores de cabeça, segundo a medicina egípcia, também significa contrariedade com algo ou alguém. A psicóloga e escritora Cristina Cairo  diz em seu livro “Linguagem do Corpo” que elas acontecem em indivíduos muito orgulhosos e não permitem que nada e ninguém controle suas vidas.  A dica aqui é equilibrar razão e emoção deixando nosso coração falar por nós.

7º Falta de Ar

Ficar ofegante é um sintoma bem específico da ansiedade. Com o medo instaurado em nosso sistema começamos a hiperventilar. Nossa respiração acaba ficando acelerada e logo não absorvemos a quantidade necessária de oxigênio. No ar que respiramos apenas 16% é oxigênio, os outros 84% são compostos de N2 e CO2. O tempo certo de respirar são 10 inspirações e expirações por minuto, caso esteja acima desse número respire fundo e diminua a frequência. existem várias técnicas de respiração que podem ser utilizadas para diminuir a ansiedade.

Publicado por: Erickson Rosa Data da publicação: 27/02/14


Deixe seu Comentário...

Comente pelo Facebook
Comente pelo Blog

Uma resposta para “OS 7 PRINCIPAIS SINTOMAS DA ANSIEDADE.”

  1. Claudete disse:

    Realmente estas dicas tem tudo a ver comigo, diante disso vou fazer um esforço para melhorar algumas coisas, dentre elas a respiração.